quinta-feira, 17 de julho de 2014

Projeto Escrevendo o futuro, vivendo aventuras no mundo da literatura...

Este projeto foi planejado observando a necessidade do 3º ano B ainda em fase de alfabetização, entrar em contato com diferentes obras e gêneros textuais visando a aprimoração da leitura e escrita.
Para isto foi utilizado o livro o Carteiro chegou de Janet e Allan Ahlberg que trabalha diversos gêneros como carta, propaganda, cartão postal e ainda fazia uma sondagem em contos infantis que muitas vezes  por acharmos que já não são mais tão atuais, acabam ficando no esquecimento.
Também trabalhamos a história a Centopeia que pensava, que nos rendeu a Centopeia da leitura onde todas as segundas-feiras os alunos contavam seus livros que foram retirados na biblioteca e recebiam uma parte do corpinho da centopeia para colar no cartaz.
Conheceram a história dos selos, como são chamados os colecionadores de selos (filatelistas), cada aluno criou o seu.
Descobriram como eram enviadas as cartas antigamente, como é a estrutura de uma e escreveram cartas com temáticas diferentes.
Criamos a propaganda de uma loja de brinquedos que foi criada por eles, nomeada de Brincando Legal. Também fizeram cartões postais descobrindo qual a sua utilidade, importância...
Recontaram alguns contos, utilizando diferentes recursos, como fantoches, livros, desenhos, escritos.




 Qual a origem da minha família. Atividade realizada com os 1º, 2º e 3º ano