sexta-feira, 23 de maio de 2014

Visita ao Bairros Lajeado - 4º ano

     No dia 15 de Maio de 2014, a Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Pedro I, realizou com as turmas dos 4º anos, um passeio pelos Bairros de Lajeado.
Saímos da escola, que está localizada no Bairro Jardim do Cedro, com destino a Conservas, Passando pela rua que delimita os dois bairros.
     Os alunos puderam observar limites da cidade de Lajeado e Cruzeiro (acesso pelo Bairro Nações) e Santa Clara do Sul (acesso pelo Bairro Hidraúlica) e Lajeado - Arroio do Meio ( acesso pelo Bairro Universitário). A Ponte de Ferro, localizada no bairro Universitário foi vista e admirada pelos alunos, pois muitos ainda não a conheciam.
     O campo do Lajeadense, que se localiza no Bairro Floresta, foi conhecido de perto por eles, que tiveram a oportunidade de entrar em campo.
     A paisagem ia mudando de acordo com a localização dos bairros, e os alunos conseguiram observar as diferenças entre a zona rural e urbana.
     Outros conhecimentos puderam ser adquiridos através da observação, os quais são fundamentais para que os alunos possam se localizar no espaço em que vivem: a distinção entre ruas, estradas, avenidas, BR e RS. Todos esses conhecimentos serão debatidos em sala de aula.
     Além de estudos geográficos, a história da nossa cidade foi conhecida brevemente no Bairro Carneiros, na visita ao Marco Histórico, localizado onde foi construída a primeira moradia de Lajeado pelo imigrante Antônio Fialho de Vargas.
     A visita aos bairros, além de ter possibilitado às crianças um vasto aprendizado, foi muito divertida.




  Sentindo a textura da terra preta; em seguida plantio das sementes e conversa sobre os cuidados e necessidades das plantas. 3⁰B1 e 3ºA2