terça-feira, 23 de abril de 2013

História e cultura Kaingang na escola

       No dia 18 de abril os alunos do 3º ano ao 6º ano do Ensino Fundamental tiveram uma aula bem diferente, repleta de significados sobre a História e a cultura indígena Kaingang. Na ocasião, a liderança da Aldeia Foxá, o indígena Francisco Rokan dos Santos falou com os alunos sobre a vida indígena no passado e como ela se transformou na atualidade, explicando que nenhuma cultura é estanque, fechada em si mesma, porém, continuam a ser indígenas e a manter muitas de suas práticas culturais de seus antepassados. Após ter conversado com os alunos, o grupo de Danças Foxá realizou uma belíssima apresentação, cantando uma música representada na língua Kaingang, bem como fazendo referência ao significado dos gestos e do sentido da dança. Os alunos também puderam, no final, apreciar o artesanato indígena e conversar um pouco mais com os Kaingang que estiveram na escola, sendo um momento de troca riquíssimo.
       O objetivo da vinda dos indígenas para a escola era sobretudo, oportunizar o conhecimento da cultura Kaingang que está presente em nossa sociedade, mas que muitas vezes é negligenciada por conta de visões preconceituosas. Acreditamos que nossos alunos poderão olhar para estas culturas com maior respeito, pois é conhecendo o outro e reconhecendo a sua alteridade que aprendemos a respeitá-los.

  Sentindo a textura da terra preta; em seguida plantio das sementes e conversa sobre os cuidados e necessidades das plantas. 3⁰B1 e 3ºA2