sexta-feira, 4 de maio de 2012

EXPERIÊNCIA DE QUÍMICA COM AS 8º SÉRIE


Com o objetivo de alinhar o conteúdo com a prática, objetivando uma melhor relação dos alunos com a sala de aula e o seu dia-a-dia.
Um dos conteúdos trabalhados na 8ª série do ensino fundamental é o conceito de ácidos e bases. Em sala de aula trabalhamos ácidos e bases no cotidiano, os benefícios e os prejuízos que nos causam.
Para demonstrarmos que ácidos e bases está bem presente em nosso cotidiano, trabalhamos os indicadores de acidez e de base que determinadas substâncias têm. Na medição de acidez e bases, um dos indicadores que podemos utilizar é o repolho roxo.
Como podemos perceber nas imagens, os alunos, primeiramente amassaram o repolho com um pouco de água, criando um “suco de repolho roxo”.
A água é uma substância neutra, logo a cor roxa das substâncias indica que a substância é neutralizada.
Após o processo de produção do suco, foi diluídos soda cáustica em água. Essa duas soluções foram misturadas criando a cor amarelada como mostra na figura. A cor amarelada indica que a solução é muito básica.
O segundo procedimento foi a mistura do “suco de repolho roxo” com limão, espremido e diluído em água. Essa mistura nos traz a cor vermelha, como mostra nas figuras acima. A cor vermelha indica que a substância é muito ácida.
Nossa quarta substância foi o leite de magnésia diluído em água com o “suco de repolho roxo”. A cor evidenciada foi verde. O verde indica que a substância é uma base fraca.
Para finalizar as cores possíveis, foram misturados o suco com café solúvel diluído em água. A cor em evidência foi o azul. O azul indica que a substância é pouco ácida.
Essa prática trabalhada na nossa escola, resultou em uma curiosidade ainda maior dos alunos, esses relataram o objetivo de testar a acidez e a base de outras substâncias em casa, atingindo um dos objetivos da educação que é a continuidade dos trabalhos de sala de aula.  



  Sentindo a textura da terra preta; em seguida plantio das sementes e conversa sobre os cuidados e necessidades das plantas. 3⁰B1 e 3ºA2